segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Realidade irreal

 O nosso cérebro engana-nos , qd recordamos e qd pensamos em nós mesmos , qd sonhamos e qd percebemos a realidade que nos rodeia , o nosso cerebro finge, adultera, falsifica... é um dispositivo contruido pela selecção natural ao serviço de um organismo vivo: nós. Qual a meta de todo o organismo vivo? Claro, sobrevivência! Para o conseguir é capaz de suprir informação de que carece por fantasias e efabulações. O importante é que nao nos falte informação, ainda que parte dela não seja exacta. O importante é que a realidade nos seja apresentada por um sentido complexo e coerente que acreditemos que todos os nossos comportamentos estão sob o nosso controlo, que a nossa memória pareça um reflexo daquilo que aconteceu. Para o nosso cérebro é mais importante que nos seja contada uma história consistente do que verdadeira, o mundo real é menos importante do que o mundo que necessitamos!



2 comentários:

intuitos disse...

O nosso cérebro, leio mente, é uma manifestação sistemática de um egoísmo saudável na medida em que é selectivo e mais expansivo do que a própria realidade, nunca se esgotando em si mesmo. A mente vai a sítios que a própria realidade desconhece podendo até causar o desconforto à realidade. Necessitamos, como seres humanos, da irrealidade porque esta é muitas vezes inatingível e por isso fascinante.

soy yo disse...

claro que a realidade desconhece, pois cada um cria a sua :-) não diria egoísmo, mas grande capacidade organizativa, plasticidade, etc. Esse mundo interno de que falas é o que nos anima!!